...





terça-feira, 6 de junho de 2017

Steel Frame é tendência de construção sustentável

Tenho me preparado para fazer uma reforma e ampliação da minha casa. Essa preparação além de financeira passa por questões práticas e emocionais. Cada casa que vejo em obras no local onde moro e que ficam em obras eternamente me dão calafrios!!!

Nessa fase de preparação, ainda não contratei um arquiteto, mas já tive várias ideias e pesquisei muitos materiais que parecem ser interessantes para executar esse projeto e que permitem uma obra mais rápida e barata. Um desses materiais é o Stell Frame uma estrutura leve feita em aço galvanizado, sustentável e econômica, largamente usada em construções no exterior e que está sendo cada vez mais usada no Brasil.

É sobre essa tendência de construção sustentável que Márcio Benvenutti, engenheiro civil, empresário do setor de construção civil, professor universitário com mestrado em geotecnia e diretor do SindusCon-SP - Regional Campinas, fala nesse texto. Vale a pena a leitura antes de decidir construir ou reformar.


Steel Frame é tendência de construção sustentável

Com a preocupação em relação ao meio ambiente em alta e a busca pela sustentabilidade se tornando tópico principal em muitas empresas, como adaptar o ramo da construção, conhecido como um ambiente poluído e com alto desperdício, quando falamos em preservação?

Recentemente, fomos apresentados a uma alternativa para construção em geral que agrega diversos benefícios e une sustentabilidade e economia: o Steel Frame. Muito utilizado em países como Japão, EUA, Argentina e em grande parte do continente Europeu, ele vem ganhando espaço devido às vantagens que possui se comparado a construções convencionais de alvenaria. Também chamado de Light Steel Frame, o modelo consiste em uma construção de estrutura mais leve, com perfis de aço galvanizado, formando um molde com painéis, vigas e outros elementos preparados para suportar as cargas de edificação. Esta estrutura recebe placas de fechamento internas e externas, isolamentos térmicos e acústicos, o que gera um resultado final muito próximo ao da construção convencional, mas com uma qualidade infinitamente superior.

Apesar de a sustentabilidade ser o carro chefe deste tipo de construção, o Steel Frame ainda garante outras vantagens que podem poupar não só o meio ambiente, mas também o bolso do consumidor. Ao utilizar material reciclável, o modelo reduz a quantidade de resíduos, assim diminuindo o descarte e mantem o canteiro de obras mais organizado e torna a obra mais facilmente executável, também garantindo manutenções mais práticas.

E quanto à economia financeira? O Steel Frame leva o construtor a economizar até 75% do custo da fundação, já que sua estrutura é aceita em qualquer tipo de relevo e seu peso é relativamente menor. O tempo de construção é, em média, 1/3 menor do que as obras de alvenaria, reduzindo o pagamento de mestres de obras e outros trabalhadores para executar o serviço.

Os isolamentos térmicos e acústicos do Steel Frame oferecem um desempenho melhor do que os convencionais de alvenaria; já as instalações elétricas e hidráulicas, apesar de seguirem métodos de instalação convencionais, tornam a manutenção mais fácil e sem a necessidade de quebrar paredes e encarecer o reparo. A finalização da obra fica a cargo do cliente, já que, mesmo com o estilo de construção ser diferente, o acabamento pode ser realizado da mesma forma que o convencional. A escolha do Steel Frame é a ideal integração de resistência, sustentabilidade, praticidade, agilidade e ganha espaço a cada dia, uma vez que a preservação do meio ambiente deixou de ser uma obrigação e se tornou tendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hotwords

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails