Páginas

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Passo a passo: repaginando o seu jardim

Moro em em uma chácara, com um enorme jardim. Quando mudei pra cá ele já estava formado, com plantas variadas, mas existia um pequeno pedaço, que era só terra, com um enorme pinheiro no meio. Para piorar esse pedaço fica bem na frente da casa, na entrada.

Me incomodava muito ver tudo verdinho, florido e aquele pedaço feio, dando a impressão de lugar mal cuidado. Mas havia um problema, na verdade dois. O pinheiro faz muita sombra e quando chove vira um laguinho.

Estudei várias possibilidades de plantas para colocar ali. Além de considerar essas características, não queria investir muito, pois pretendo reformar a área próxima e provavelmente terei que mexer no jardim. Eis o resultado.


Passo a passo: repaginando o seu jardim


1- Floreira de caixas de feira.

A primeira providência que tomei foi comprar caixas de feira para usar como floreira encostada na parede.

Observe que abaixo das caixas aparece uma fileira de tijolos. O antigo dono da casa retirou uma floreira de alvenaria, que devia ser igual a que tem no entorno da minha varanda, mas que provavelmente causava infiltração na parede da sala. Mas deixou os restos de tijolos ali e ficou feio demais!!! Tinham duas possibilidades, forrar de pedrisco ou substituir a floreira.

As caixas de feira são rusticas e receberam uma mão de betume para dar aspecto de velhas. Custaram 90% menos do que se tivesse comprado um floreira de madeira para colocar no local.

Dentro delas coloquei vasos com gerânio, cada caixa cabem até seis vasinhos.

Deixei um espaço na frente das caixas para poder passar, já que usamos esse espaço para para cortar caminho. Mantive a terra batida e preparei o restante para plantar.


2- Preparação da terra

Estava tudo muito seco e endurecido. O primeiro passo foi molhar bastante a terra para conseguir trabalhar, Lendo um pouco sobre solo descobri que era argiloso e que para ficar bom para plantar precisava de um pouco de areia e adubo.

Terra solta, areia e adubo (usei esterco de vaca) misturados, fui pegar as mudas para plantar.




3- Grama amendoim

Escolhi forrar com grama amendoim, ela cresce rápido é fácil de cuidar, dá uma florzinha amarela lindinha e melhor eu tenho muito em outras partes do jardim, ou seja custo zero com as mudas.

Retirei pequenas mudas com raízes e distribui igualmente por todo espaço.


Nos primeiros meses foi necessário regar quase que diariamente, aqui faz calor e era período de seca, mas assim que pegaram e começaram a crescer as regas ficaram mais espaçadas. Hoje são desnecessárias, uma vez que a chuva supre a necessidade.



4- Caminho forrado de pedriscos

Para não deixar o caminho na terra batida, optei por usar pedriscos brancos para forrar, nas extremidades, como existe um pequeno declive para correr o excesso de água, usei pedras maiores, para que os pedriscos não fossem levados.

Usei um separador de canteiros para dividir a parte onde plantei a grama da parte que será o caminho. Isso ajuda a conter o crescimento da grama e evita que os pedriscos se espalhem.






 5- Resultado final

O resultado final ficou assim, bem mais agradável do que antes! Usei para decorar duas pedras grandes que eu já tinha e uma Agave Dragão que estava perdida em um vaso por aqui.

Na árvore vou amarrar uma orquídea para deixar o local ainda mais gracioso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário